Fernanda Medina Pantoja

Doutora e Mestre em Direito Processual pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ). Foi Visiting Researcher na UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE e na QUEEN MARY UNIVERSITY OF LONDON (Inglaterra) em 2013. Pós-graduada em Direito Empresarial pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela UERJ.

Professora de Direito Processual da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-Rio).

FERNANDA MEDINA PANTOJA foi associada ao WALD ADVOGADOS ASSOCIADOS de 2003 a 2014, quando se tornou sócia do ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA SERGIO BERMUDES (2014-2017). Em sua experiência profissional, lidou com causas estratégicas do contencioso judicial e arbitral, envolvendo questões complexas de Direito Civil e Empresarial.

Vice-Presidente e cofundadora da Comissão de Mediação e Membro da Comissão de Estudos em Processo Civil da OAB-RJ. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Instituto Carioca de Direito Processual. Membro do Corpo Editorial da Revista Eletrônica de Direito Processual (UERJ).

Autora do livro “Apelação cível: novas perspectivas para um antigo recurso. Um estudo de Direito nacional e comparado” (Juruá, 2010) e de artigos publicados em periódicos especializados e obras coletivas, como “Breves Comentários ao novo CPC” (RT, 2017); “Comentários ao novo CPC” (Forense, 2017); e “Recursos no CPC/2015: Perspectivas, Críticas e Desafios” (JusPodivm, 2017). Coordenadora dos livros “Arbitragem e Mediação: temas controvertidos” (Forense, 2014) e “Mediação no novo CPC” (Forense, 2016).

Idiomas: inglês, italiano, espanhol e francês.

Contato: fernandapantoja@tavad.com.br